IMAGE414.png

A Arte Precisa

Curso EAD

Módulo 00

Introdução a

Produção Cultural

 

 

universidade.jpg

 

 

 

Curso Gratuito

 

Recentemente a Lei Federal nº 8.313, mais conhecida como Lei Rouanet, sofreu alterações e mudanças impostas pelo novo governo. Estas modificações aplicadas após aprovação da Instrução Normativa 01/2017 do Ministério da Cultura, publicada em março deste ano, alterou alguns dos principais procedimentos para apresentação, análise, aprovação, gestão e prestação de contas dos projetos culturais que se utilizam dos beneficios de isenção fiscal concedidos por esta legislação.

 

Assim , este curso pretende atualizar os seus participantes sobre os novos procedimentos e para aqueles que não sabem ou desconhecem totalmente sobre este mecanismo de incentivo, este curso pretende apresentar e esclarecer sobre o funcionamento da Lei Rouanet e seus aspectos jurídicos.

 

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

 

O Curso Introdução a Produção Cultural  está disponível gratuitamente para os interessados na plataforma de cursos EAD da Quixote Art & Eventos.

Este curso tem por objetivo apresentar os conceitos básicos relacionados a Produção Cultural, como forma de despertar a reflexão sobre alguns dos temas ligados a Gestão Cultural.

Para fazer a inscrição, acesse diretamente a nossa plataforma de cursos EAD.

Metodologia

O curso será apresentado em 06 aulas, conforme a programação ao lado.

A cada aula o aluno poderá visualizar uma vídeo-aula com duração de 20 a 25 minutos, além de acessar um arquivo pdf intitulado de apostila, onde o aluno irá encontrar o resumo da aula.

Ao final de cada aula o aluno deverá realizar uma avaliação (questionário com cinco perguntas). Para ter acesso a aula seguinte o aluno deverá conseguir um resultado de aproveitamento de 60%.

Da mesma forma, ao final do curso, caso o aluno tenha 60% de aproveitamento em todas as avaliações ele estará recebendo um certificado de participação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo 00 - Introdução ao Estudo da Produção Cultural no Brasil

 

Aula 01 – O que é Cultura – Origem etimológica e sua definição. Conceituação e sua evolução histórica. Os novos entendimentos sobre o termo. O conceito de cultura para a antropologia e para sociologia. A diferença entre Cultura e Arte.

 

Aula 02 – Os principais atores da Gestão Cultural – A definição de gestão e o papel do gestor cultural. O agente cultural e o produtor cultural. Definições e funções. A identificação de outros atores e denominações.

 

Aula 03 – A Produção Cultural no Brasil e suas dificuldades - Introdução ao Estudo da Produção Cultural. Aspectos gerais da produção cultural no Brasil. Principais dificuldades na produção cultural. O preconceito para com a arte e a cultura. A falta de políticas públicas de médio e longo prazo.

 

Aula 04 – A Dimensão Social e a Dimensão Política da Cultura - Os aspectos sociais e políticos da produção cultural no Brasil. As vantagens objetivas e subjetivas da produção cultural. O pertencimento e o empoderamento.

 

Aula 05 – A Dimensão Econômica da Cultura - Os aspectos econômicos da produção cultural no Brasil e no mundo. A importância da cultura na economia. Os números da cultura na economia e o PIB da Cultura.

 

Aula 06 – A Economia Criativa no Brasil – O surgimento do conceito de indústria criativa na Europa. Sua evolução histórica e sua conceituação. O tripé da economia criativa: Conhecimento, criatividade e cultura. Os setores da economia criativa. Os números da economia criativa no Brasil.